Eu advogo, tu advogas, ele (o cliente) participa?

01/06/2021

A melhor assistência que pode ser dada a uma pessoa envolvida em um conflito é compreender a essência da controvérsia e auxiliá-la a encontrar o melhor caminho para a melhor solução, o que nem sempre passa pelo processo judicial.

Mas para isso é necessário deixar de lado os modelos prontos e olhar em outras direções, conhecer todas as opções aplicáveis ao caso e orientar o cliente quanto às alternativas, comprometido com os seus verdadeiros interesses.

Especialmente nos dias em que vivemos, o cenário de incerteza imposto pela crise de saúde pode também ser um agente estimulador da empatia, da cooperação e, claro, da construção de soluções consensuais para os conflitos.

Mas há que se promover adequadamente esse novo paradigma, com foco nos Meios de Solução Adequada de Conflitos, capazes de trazer enorme benefício para as pessoas envolvidas e toda a nossa sociedade contemporânea.

Evoluir é uma necessidade constante para todos os advogados.

Diminuir os conflitos e trazer mais qualidade para a vida dos clientes deve ser a grande motivação e também nossa maior satisfação.